Andre Barion

A Grande Escola de Arte do Brasil

2021

Em colaboração com Bruno Moutinho, Marina Woisky,
Mari Ra Chacon e Lali Izuno

A Gande Escola de Arte do Brasil é um projeto que foi desenvolvido em 2021 em parceria com Bruno Moutinho, Mari Ra Chacon, Marina Woisky e Lali Izuno, com participação do Lucca Saad nas modelagens e ambientes 3D.

O projeto consiste na criação de uma falsa instituição de arte que promove grandes exposições ao redor do mundo. Todas as exposições são virtuais, realizadas inteira ou parciamente através de edição de imagem. A curadoria, texto curatorial, edição e montagem das imagens são feitas inteiramente pelos membros do grupo e assinadas coletivamente como Grande Escola de Arte. Algumas das exposições foram montadas no local, com obras não virtuais, outras são inteiramente digitais.

Parte da premissa da Grande Escola é que não se saiba quão real são as exposições ou os trabalhos dentro delas. Jogamos com a possibilidade de juntar um jovem artista jovem brasileiro ou de qualquer outro lugar com algum grande nome da arte contemporânea internacional, afim de criar a possibilidade de encontros impossíveis, ou muito improváveis.

Toda criação de material da Grande Escola, sejam as exposições, textos ou arte gráfica, não passam de uma peça literária de ficção.




Coxia


Lucca Saad e Rachel Whiteread

COXIA

A exposição Coxia, produzida e realizada pela Grande Escola de Arte do Brasil, traz trabalhos de Rachel Whiteread (1963) e Lucca Saad (1997), pela primeira vez em um grande encontro na cidade de São Paulo. A artista britânica da geração que ficou conhecida como Young British Artists em um evento inédito com o jovem artista brasileiro.

No teatro, a coxia é um espaço escondido nas laterais do palco. É para onde os artistas vão quando saem de cena ou quando estão esperando a hora de entrar. Um lugar que opera no vazio enquanto o espetáculo acontece.

Rachel versa sobre seus objetos do cotidiano falando de memória, da morada (a casa) e do residual. À mesma maneira, Lucca Saad nos conta histórias de uma casa e de seus fantasmas.

Uma pequena pintura, realizada sobre espelhos de tomadas em gesso, que foram feitos artesanalmente pelo processo de moldagem dos espelhos originais de uma casa antiga, a casa de seu avô. A tinta a óleo constrói por cima um portal, uma passagem. Nas pinturas, vultos e aparições, uma dança, um esqueleto.

Junto aos trabalhos de Lucca, estão as esculturas de resina de Whiteread. Essas esculturas vêm de uma pesquisa que teve início em 2004, quando a artista começou a tirar moldes de portas e janelas para produzir esculturas em plástico e, depois, em resina colorida. Portas novas e portas antigas que são expostas na altura das janelas das casas, conversando com outros objetos e estruturas do mundo. Usando esse procedimento, esses objetos são deslocados de seu uso prático, sugerindo uma nova forma de permanência, desta vez atrelada à memória.

Ambos os artistas se empenham no trabalho de trazer à luz o detalhe, o que não está lá, o que fica depois que a matéria desvanece.

Fotos: Andre Barion




O que você acha de mim?

What do you think of me?
Gina Beavers, Gustavo Damas e Pablo Suárez

Não "acho" nada de você, eu tenho é "certeza" de que você é uma menina muito especial, com um coração puro e sincero,com certeza as pessoas que te conhecem não conseguem te esquecer facilmente.Você gosta de ajudar todo mundo, faz o possível pra você ver uma amiga sua feliz,gosta de estar sempre ajudando.É uma menina sensível,as vezes até faz drama demais,mas procura sempre um abraço assim como o meu, pra abrir um sorriso e esquecer a dor,gosta de sorrir das coisas mais bobas,uma menina inteligente,amiga,carinhosa e meiga.Acho que agente já se conhecia, só não sabíamos KKKK' ,menina divertida e pode ter certeza que essas palavras não são apenas pra te agradar, por que isso é somente uma pequena parte do que eu poderia descrever você BLB :3

Fotos: Alexander Cho, Charles Benton, Gustavo Damas e Guyot Mendoza




Estilo de Vida Saudável


Andre Barion e Marina Woisky

ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

A Grande Escola de Arte do Brasil traz, hoje, uma grande proposta para você. Se sente cansado e sem energia? A existência te traz angústia? Já pensou em ter um Estilo de vida mais saudável?

Se quer saber COMO, visite o espaço físico da academia da Grande Escola. Um local agradável e arejado, cercado por natureza abundante e levemente danificado pelas intempéries do tempo e do abandono. Para seu maior conforto, os equipamentos de ginástica foram substituídos por obras de arte contemporânea dos jovens artistas André Barion e Marina Woisky. Aqui, você pode visitar uma instalação e algumas das esculturas mais recentes de bichos produzidas pelos artistas representados pela Grande Escola. Não perca mais tempo, venha descobrir conosco como adotar um Estilo de Vida Mais Saudável!

Fotos: Saoirse, Andre Barion e Marina Woisky



Exposição BFF (2017) - Andre Barion e Mariano Barone

TEXTO DE APRESENTAÇÃO

  Fundada em São Paulo em 2020, A Grande Escola de Arte do Brasil (GEAB) é uma galeria global especializada em arte contemporânea que emprega mais de 300 pessoas em dezoito espaços de exposição em São Paulo, Valinhos e Campinas. Além de suas galerias, a Grande Escola de Arte está na vanguarda do mercado digital com salas de exibição online inovadoras, programadas para coincidir com as principais feiras de arte, que incluem trabalhos altamente desejáveis dos principais artistas de hoje, preços transparentes, bolsa de estudos histórica e análise criteriosa do mercado.

  Desde o início, a Grande Escola dos Artistas do Brasil preparou e apresentou exposições incomparáveis com qualidade de museu de obras de artistas históricos, como Rachel Whiteread, Andre Barion, entre outros. As exposições de Marina Woisky e de Tracey Emin inovadoras da galeria, que estabeleceram a presença e influencia da Grande Escola de Arte em Berlin e em Valinhos, tiveram a presença de centenas de milhares de visitantes. Em 2019, Bruno Moutinho foi artista-curador da exposição “Três Esculturas e Uma Instalação Numa Quadra Poliesportiva a Noite” que trouxe grandes artistas internacionais para Valinhos, dentre eles o consagrado artista indiano Anish Kapoor, que havia vindo para o Braisl apenas 3 vezes, em 1983, 1996 e 2007 e agora em 2020 pela Grande Escola de Arte .

  Desde 2020, quando a Grande Escola de Arte do Brasil se tornou a primeira galeria a estabelecer uma editora que produz uma vasta gama de catálogos raisonnés, monografias, livros de artista, catálogos de exposições acadêmicas e edições limitadas, a galeria publicou mais de 500 títulos, rivalizando com a produção dos tradicionais editores de comércio de artes. As edições impressas e online da Grande Escola dos Artistas do Brasil fornecem acesso exclusivo aos artistas em seus estúdios e residências por meio de entrevistas e perfis perspicazes de profissionais líderes do mundo da arte.

  A Grande Escola de Arte do Brasil há muito tempo desenvolve programação cultural e eventos com artistas, incluindo performances, tours de exposições, palestras públicas, exibições de filmes e visitas a estúdios. A galeria está comprometida em trabalhar e aconselhar artistas em todos os aspectos do planejamento de seu legado. Em 2018, a galeria lançou seu programa “Construindo um Legado”, reunindo artistas e sua equipe de estúdio com especialistas na área de propriedades de artistas, fundações sem fins lucrativos e administração de legados por meio de uma série de simpósios.

  A Grande Escola de Arte do Brasil é uma mega galeria que contrapõe todos os princípios globais que se tem por galeria, os artistas representados pela instituição não possuem absolutamente nenhum vínculo com a galeria; nossa representatividade global é absolutamente abstrata e subjetiva; não temos direito algum sobre a compra e venda de obras de arte, artigos de arte, ou qualquer outro produto artístico produzido pelos artistas associados à instituição; o ato de estar associado à instituição não passa de um contrato fictício de tomo irrisório, sem nenhum ou qualquer valor senão sua auto pronunciação enquanto vínculo entre a galeria e o artista, servindo apenas para fins formalistas; a Grande Escola de Artes do Brasil não possui sede ou espaço expositivo fixos, não oferece bolsas de estudo nem reconhecimento profissional, tão pouco autodesenvolvimento pessoal ou qualquer tipo de análise criteriosa do mercado. Por este e outros motivos desabonamos a veracidade de toda e qualquer afirmação ou declaração a respeito da Grande Escola de Artes do Brasil neste comunicado, com exceção de tudo incluso neste último parágrafo. Esse site e todo o conceito da Grande Escola de Arte do Brasil são uma peça literária de cunho ficcional.

Gedab,
fevereiro de 2020



PROPOSTA

  A Grande Escola de Arte do Brasil se propõe a criar algo jamais visto no mercado de arte do Brasil e do mundo, quebrando todo e qualquer estalão que aguilhoa a própria existência do artista enquanto ser livre e pensante, abrindo espaço para um futuro próspero e límpido para o florescer da GRANDE ARTE e do GRANDE ARTISTA que há dentro de todos pelo Brasil e afora. Com inúmeros profissionais trabalhando dia e noite para criar um ambiente seguro de exploração, de abuso formal e informal, e de toda e qualquer forma de discriminação, buscamos mostrar e dar visibilidade para milhares de trabalhos de arte e artistas através de um ambiente digital e saudável - considerando a virtualização como o meio mais eficaz para a dissipação da informação de maneira rápida e abrangente, para além de digital e saudável.

  Como toda boa escola, nos propomos a ser a maior e mais influente galeria do mundo, levando em conta galeria como uma organização sem fins lucrativos que sirva ao artista enquanto meio de circulação do trabalho de arte e do pensamento artístico, propiciando um canal acessível entre o agente produtor da arte e o agente consumidor de arte, aproximando os artistas entre si, como também todos os participante do meio artístico no geral.

Texto retirado do site da Grande Escola